Blog do Observatório do Trabalho


Este é um espaço aberto para discussões sobre o mundo do trabalho e políticas públicas relacionadas a Trabalho, Emprego e Renda na Região Metropolitana de Campinas. Ele está a disposição de todos aqueles que discutem essa temática, sejam eles dirigentes sindicais, gestores públicos, políticos, acadêmicos entre outros.


Faça parte desse fórum, seja bem vindo!



sexta-feira, 5 de março de 2010

Saldo de vagas em 2009 foi maior para mulheres

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Campinas, através do Observatório do Trabalho, elaborou um Estudo Especial sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho formal da RMC.

Constatou-se que em 2009, ano marcado pelos reflexos da crise financeira internacional, o saldo de vagas (admitidos menos desligados) foi maior para as mulheres. Na RMC, 58,6% do saldo foi de mulheres (o estoque de mão-de-obra em 2008 foi de 40,2% de mulheres), em Campinas esse percentual foi ainda maior: 76,9%. Embora esse resultado indique um melhor resultado para as mulheres, é necessário explorá-lo mais.

É possível apontar pelo menos um importante fator que contribuiu para uma maior participação da mulher no saldo do mercado de trabalho formal em 2009:

- questão setorial: a Indústria de Transformação foi o setor que mais sofreu os impactos da crise e tem como uma de suas características fundamentais a maior presença de trabalhadores do sexo masculino entre os seus empregados. Por outro lado, em 2009, o setor de Serviços, que tem em sua composição uma maior proporção de mulheres entre os empregados, apresentou melhor resultado no ano. Desse modo, era de se esperar que as mulheres apresentassem um melhor desempenho no saldo de vagas em relação aos homens.

O aumento da participação das mulheres no saldo de vagas ao longo de 2009 é um fato importante para a maior incorporação delas ao mercado de trabalho na RMC. Entretanto, como foi visto ao longo do estudo, essa maior participação decorreu de questões relacionadas aos reflexos da crise financeira e, portanto, tal resultado pode não se repetir em 2010.

O estudo completo será disponibilizado na página do Observatório do Trabalho (http://www.campinas.sp.gov.br/observatorio/) e na página do Banco Popular da Mulher (http://www.bpm.org.br) na próxima semana.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Construção Civil tem destaque no saldo de vagas em 2009

A crise internacional trouxe consigo impactos não desprezíveis sobre a economia brasileira, a exemplo de uma acentuada desaceleração da atividade econômica. Entretanto, ao longo de 2009, um conjunto de medidas governamentais para estimular a economia auxiliou a sustentação e até mesmo permitiu a ampliação do nível ocupacional em diversos setores da atividade econômica, em especial na Construção Civil.

O aumento da oferta de crédito por intermédio dos bancos públicos, as isenções fiscais sobre materiais de construção e os investimentos públicos em infraestrutura e em habitação popular são exemplos de medidas que beneficiaram o segmento da Construção Civil em 2009.

A crise internacional que atingiu o centro capitalista no final de 2008 e generalizou-se rapidamente pela economia mundial teve impacto negativo na economia brasileira, em 2009. Os primeiros meses do ano passado foram especialmente adversos, marcados por retração da atividade econômica, forte queda do crédito, adiamentos das decisões de investimentos empresariais e elevação das taxas de desemprego.

No entanto, a partir do segundo trimestre do ano passado, o País iniciou um processo de retomada do crescimento econômico, com reflexos positivos sobre o mercado de trabalho. Ainda assim, as estimativas apontam para um crescimento próximo de zero do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2009.

Além das medidas fiscais e de investimento, já mencionadas, foram também importantes para a recuperação da atividade econômica o crescimento real dos salários de base da economia e a expansão dos programas de transferência de renda para a sustentação da demanda agregada.

A Construção Civil, em particular, após uma relativa paralisia no começo de 2009, foi paulatinamente recuperando o dinamismo econômico verificado no período anterior à crise. O aumento das vendas e dos lançamentos de novos empreendimentos imobiliários ilustra bem a recuperação do setor, assim como a geração crescente de postos de trabalho.

Na Região Metropolitana de Campinas, o desempenho do setor da Construção Civil também se destacou. Foram 5.709 vagas (32% das 17.780 postos de trabalho acumulados no ano), segundo setor que mais gerou vagas na região, perdendo apenas para Serviços (9.045 vagas).

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) elaborou um estudo específico sobre a questão do trabalho na construção civil nas principais regiões metropolitanas do país.

Ele pode ser acessado através do seguinte link:
http://www.dieese.org.br/esp/boletimConstrucaoCivil0310.pdf

terça-feira, 2 de março de 2010

Convite - Aula Inaugural (UNASP)

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus Artur Nogueira/Engenheiro Coelho, Estado de São Paulo, tem a grata satisfação de convidar Vossa Excelência para a Aula Inaugural do Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública e Social, que passará a integrar o grupo dos cursos de pós-graduação lato sensu do UNASP a partir deste ano de 2010.

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública e Social oferecido pelo UNASP, traz novas propostas de abordagem da temática em torno da gestão pública e social, enfatizando a gestão integrada e participativa. Por essa e outras razões, o referido curso é inovador, e propõe reflexões coletivas e dialogadas para uma gestão “para” e “com” o povo.

Desse modo, ficaríamos muito gratos em contar com a presença de Vossa Senhoria neste evento de inauguração do curso, que também contará com a presença do Exmo. Sr. Emídio de Souza, Prefeito do Município de Osasco/SP, que proferirá a Aula Inaugural.

Contamos com vossa presença.

Prof. Dr. José Iran Miguel
Coordenador de Pós Graduação

Prof. MSc. Antonio Cordeiro
Coordenador do Curso

Data: 02 de março de 2010
Horário: 19h30m
Local: UNASP
Estrada Municipal Pr. Walter Boger, km 3,4
Lagoa Bonita, Artur Nogueira – Eng. Coelho/SP

Informações: 55 19 3877-3813
55 19 3858-9311
www.unasp.edu.br/pos