Blog do Observatório do Trabalho


Este é um espaço aberto para discussões sobre o mundo do trabalho e políticas públicas relacionadas a Trabalho, Emprego e Renda na Região Metropolitana de Campinas. Ele está a disposição de todos aqueles que discutem essa temática, sejam eles dirigentes sindicais, gestores públicos, políticos, acadêmicos entre outros.


Faça parte desse fórum, seja bem vindo!



quarta-feira, 3 de março de 2010

Construção Civil tem destaque no saldo de vagas em 2009

A crise internacional trouxe consigo impactos não desprezíveis sobre a economia brasileira, a exemplo de uma acentuada desaceleração da atividade econômica. Entretanto, ao longo de 2009, um conjunto de medidas governamentais para estimular a economia auxiliou a sustentação e até mesmo permitiu a ampliação do nível ocupacional em diversos setores da atividade econômica, em especial na Construção Civil.

O aumento da oferta de crédito por intermédio dos bancos públicos, as isenções fiscais sobre materiais de construção e os investimentos públicos em infraestrutura e em habitação popular são exemplos de medidas que beneficiaram o segmento da Construção Civil em 2009.

A crise internacional que atingiu o centro capitalista no final de 2008 e generalizou-se rapidamente pela economia mundial teve impacto negativo na economia brasileira, em 2009. Os primeiros meses do ano passado foram especialmente adversos, marcados por retração da atividade econômica, forte queda do crédito, adiamentos das decisões de investimentos empresariais e elevação das taxas de desemprego.

No entanto, a partir do segundo trimestre do ano passado, o País iniciou um processo de retomada do crescimento econômico, com reflexos positivos sobre o mercado de trabalho. Ainda assim, as estimativas apontam para um crescimento próximo de zero do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2009.

Além das medidas fiscais e de investimento, já mencionadas, foram também importantes para a recuperação da atividade econômica o crescimento real dos salários de base da economia e a expansão dos programas de transferência de renda para a sustentação da demanda agregada.

A Construção Civil, em particular, após uma relativa paralisia no começo de 2009, foi paulatinamente recuperando o dinamismo econômico verificado no período anterior à crise. O aumento das vendas e dos lançamentos de novos empreendimentos imobiliários ilustra bem a recuperação do setor, assim como a geração crescente de postos de trabalho.

Na Região Metropolitana de Campinas, o desempenho do setor da Construção Civil também se destacou. Foram 5.709 vagas (32% das 17.780 postos de trabalho acumulados no ano), segundo setor que mais gerou vagas na região, perdendo apenas para Serviços (9.045 vagas).

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) elaborou um estudo específico sobre a questão do trabalho na construção civil nas principais regiões metropolitanas do país.

Ele pode ser acessado através do seguinte link:
http://www.dieese.org.br/esp/boletimConstrucaoCivil0310.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário