Blog do Observatório do Trabalho


Este é um espaço aberto para discussões sobre o mundo do trabalho e políticas públicas relacionadas a Trabalho, Emprego e Renda na Região Metropolitana de Campinas. Ele está a disposição de todos aqueles que discutem essa temática, sejam eles dirigentes sindicais, gestores públicos, políticos, acadêmicos entre outros.


Faça parte desse fórum, seja bem vindo!



quarta-feira, 16 de junho de 2010

Ipea aponta boas perspectivas para o emprego no futuro

BLOG DA MIRIAN GASPARIN (PR) • NOTÍCIA • 15/6/2010 • 17:37:00

O mercado de trabalho metropolitano registrou bom desempenho no primeiro trimestre de 2010, com melhora significativa dos principais indicadores em comparação com igual período de 2009. A análise está no Boletim Mercado de Trabalho: Conjuntura e análise n° 43, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo o boletim, há boas perspectivas para o emprego no futuro imediato.

Além da seção de análise do mercado de trabalho, o boletim traz três notas técnicas. Na primeira, são analisados analisa os principais conceitos de mercado de trabalho adotados na nova pesquisa a ser implementada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), que integrará a PNAD e a Pesquisa Mensal de Emprego (PME).

Na segunda nota técnica são apresentados os principais resultados de duas experiências da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), no interior do Brasil. A terceira nota técnica trata da avaliação do grau de concordância ou discordância dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego, e da PME, do IBGE.

A seção Economia solidária e políticas públicas traz as visões expressas nos documentos da primeira e da segunda edição da Conferência Nacional da Economia Solidária sobre as relações que esta forma alternativa de organização do trabalho estabelece com as estratégias de desenvolvimento do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário